Arranhadores para gatos: catnip a forma natural de salvar o seu sofá e móveis

Atualizado: Abr 30

Está farto e cansado do seu gato só arranhar onde não deve? Se a resposta é sim, este artigo é especialmente para o leitor. Há algumas regras de ouro para ter sucesso na missão que parece redundante "lugar ideal para o gato arranhar é no arranhador" que com alguns truques simples saberá, pelo menos, amenizar os estragos.

Principalmente é importante sublinhar que "arranhar é uma necessidade natural de todos os gatos. Ao arranhar, estão a marcar o seu território. Esta marcação do território é simultaneamente visível (as lacerações dos arranhões) e invisível! De facto, os gatos deixam "mensagens territoriais", libertadas das suas almofadas plantares, que apenas são percepcionadas por gatos".




4 dicas de ouro para salvar o seu sofá e móveis do arranhão do seu gato:

  1. Redirecionar para o local certo. Como? Primeiramente elimine as "mensagens territoriais", ou seja, apague o vestígios de todas as marcas de arranhões do gato com água morna e sabão neutro. Dica de ouro: verifique as instruções de limpeza do fabricante do sofá, se não for possível a limpeza, passe para a dica 2.

  2. Escolha um arranhador adequado, eis algumas dicas dos especialistas:

  • Vertical. Dica de ouro: tenho um horizontal e funciona bem também! O importante é estar num local estratégico como, por exemplo, a área de descanso.

  • Estável e suficientemente alto: 90 cm

  • Localizado próximo da área de dormir e perto das áreas arranhadas

  • Pelo menos um arranhador por gato

3. Como atrair/redirecionar o seu gato para o arranhador? Por menos de 5 euros o tubo de ensaio com catnip para gatos iniciantes da marca Catnip CatUP é a minha dica de ouro. Basta polvilhar com a colher especial diretamente no arranhador do seu gato reduz ou pára os arranhões do gato em locais inadequados em casa.

4. Veja como é fácil usar o catnip no arranhador? (VÍDEO)


Por último e não menos importante, se o seu gato persiste em arranhar locais não adequados recomendamos vivamente que descubra o motivo deste comportamento. O Grupo Hospital do Gato é especialista em comportamento felino e após avaliação indicará os melhores métodos.

Nota bibliográfica: CEVA 2018

Assine a nossa newsletter