Comprei catnip ou erva dos gatos e o meu gato não gostou?

Atualizado: Mai 6


Cheguei muito empolgada com catnip para o meu gato. Chamei toda a família e fiz um suspense sobre as maravilhas da erva gateira…abri o saquinho e ele simplesmente torceu o nariz, sim cheirou e não deu a mínima atenção! Todos lá em casa se riram com o fracasso completo da novidade que ele simplesmente ignorou.

Entenda porque o seu gato não gostou da erva gateira

Já passou por alguma situação semelhante com a famosa erva “catnip” cujo nome científico é Nepeta Cataria? Se sim, ficará surpreendida porque o seu gato não gostou de catnip. Ele faz parte do grupo dos 25%-30% dos gatos que hereditariamente são “imunes” ao poder do catnip.

O catnip contém uma substância que atrai os felinos, chamada nepetalactona, e não são só os gatos domésticos gostam da erva-dos-gatos. Testes mostraram que os grandes felinos, como leões, tigres e leopardos, reagem ao catnip de maneira semelhante aos nossos gatinhos.



Significa que "cerca de aproximadamente 75% dos gatos reagem ao catnip, ou seja, a substância nepetalactona quando inalado pelos gatos emite sinais para várias outras partes do cérebro, incluindo a amígdala e o hipotálamo, responsáveis pelas emoções". Por este motivo a sensação de bem-estar nos gatos, pois liberta endorfinas.

Confira neste vídeo em menos de 30 segundos porque alguns gatos não respondem ao catnip:


Repare que usei vários termos para se referir a catnip (podemos chamá-lo de erva dos gatos, erva gateira não há problema algum). Mas, não confunda e entenda o motivo

Por fim, uma dica importante "muitas das vezes o catnip é confundido pelos donos com a "erva gateira" que os gatos ingerem para se purgarem, de resto normalmente há curiosidade associada a descobrir este novo recurso que poderá ser uma importante ferramenta para manter os nossos gatos estimulados e ocupados. Como já referi os gatos podem apresentar respostas diferentes ou mesmo não ser responsivo ao catnip, não há nada como experimentar." Médica Veterinária Inês Guerra


Assine a nossa newsletter