Logo Catnip CatUP

Garantia: catnip orgânico de Portugal

Totalmente orgânico e produzido com processo cuidados e especial para manter a cor e o aroma que seu gato tanto gosta!

Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Blogger Social Icon

Forte da Casa, Vila Franca de Xira

catniportugal@gmail.com

Tel: 216 073 706

Nunca ouviu falar de catnip? Viste a página com todas as questões sobre o que é catnip e também o nosso blog com dicas úteis para fazer o seu gato ainda mais feliz

Conheça a planta que faz bem aos gatos: Erva-gateira (catnip)


O catnip é uma planta que apesar de fazer bem aos gatos, suscita algumas questões sobre o seu benefício. Há ainda mitos sobre a Erva-gateira e esperamos dar-lhe informações úteis para tomar uma decisão informada e fazer o seu gato muito feliz com esta planta.

Primeiramente o que é? Catnip é o nome comum para Nepeta Cataria, uma erva aromática pertencente a família da hortelã, contém um composto químico chamado Nepetalactona, que é muito atraente para gatos e outros felinos, incluindo tigres e leões. É uma planta que se encontra pela Ásia e pela Europa, incluindo em Portugal.

Como é designado o nome desta erva para gatos?

O nome inglês desta planta é catnip e muitos produtos comercializados nas lojas de animais vêm com esta designação, como a marca portuguesa Catnip CatUP®. Em português, esta planta é também conhecida por Erva-gateira, Erva-dos-gatos, Cataria e Nêveda-dos-gatos.


Curiosa(o)? Os gatos podem comer as folhas frescas, mas é geralmente usada na forma seca. Mais impressionante se tem um gato com mau comportamento é uma ajuda preciosa, além disto, estimula a atividade, como também relaxa os gatos. Não faz mal e aproximadamente 80% dos felinos adultos, reagem ao princípio ativo desta planta a Nepetalactona.

O catnip faz mal aos gatos?

Comummente, muitos donos de gatos perguntam se catnip faz mal ou é uma droga? O que podemos afirmar que um gato sob o efeito do catnip é um gato feliz. Sem qualquer consequência para a saúde do animal e sem gerar dependência, esta planta atrativa para felinos tanto induz a euforia como o relaxamento. No site Catnip CatUP® está disponível uma página a responder várias questões sobre a Erva-gateira, sendo um complemento útil para muitos problemas comportamentais nos gatos.

Quanto tempo dura o efeito e quando podemos utilizar catnip?

No que diz respeito ao seu efeito a Erva-gateira tende a desvanecer após 10 minutos de exposição. Passadas duas horas, os gatos estão sensíveis a outra exposição, mas aconselha-se a oferecer ao gato não mais do que uma vez por semana.

Confira alguns benefícios da Erva-gateira (catnip):

Os gatos necessitam de arranhar e não é aconselhável suprimir esse instinto. Para evitar que o gato arranhe móveis, sofás, etc., deve redirecionar essa vontade para o mobiliário próprio para o gato. Uma forma fácil de o fazer é esfregar um pouco de Erva-gateira nos postes e arranhadores do gato, de preferência utilize o catnip orgânico Catnip CatUP® que é totalmente livre de pesticidas e tem uma excelente cor e aroma, produzido em Portugal.

Além disso, poderá polvilhar em diversos locais: mantinhas, brinquedos, transportadora e até mesmo no prato de comida na borda para atraí-lo, caso seu gatinho esteja a ter problemas em comer.

Por fim, se tem um gato em stress devido alterações na rotina, mudança de casa, alteração dos horários do dono, vinda de um novo bebé, pode ajudá-lo a relaxar dando uma pequena quantidade de Erva-gateira, sendo excelente, pois o stress enfraquece o sistema imunitário, tornando o gato menos resistente a doenças, porém aconselhamos tentar eliminar a fonte do stress.

Confira o efeito do catnip! O gato Guizmo que adora a erva gateira da marca Catnip CatUP®: