Entenda a diferença entre Catnip, Valeriana e Matatabi para o seu gato

Atualizado: Mai 4

Diferença entre Catnip, Valeriana e Matatabi para o seu gato

O que é catnip?

A nêveda-dos-gatos (catnip) é natural e ajuda o gato no seu bem-estar e felicidade. Da família da hortelã o seu uso é incrível nos consultórios e brinquedos para gatos, cerca de 70-80% dos gatos sentem os efeitos do catnip, pois liberta endorfinas que os deixam felizes.


O que é valeriana?

De acordo com o artigo do site Perito Animal a valeriana é uma erva perene cuja raiz é colhida no outono e é precisamente na raiz onde encontramos múltiplos princípios ativos que fazem desta planta uma das ervas medicinais mais conhecidas e utilizadas. Pode se utilizada em cães, gatos e cavalos. E tem as seguintes propriedades:

  • Sedante: está indicada em qualquer transtorno de nervosismo, ansiedade ou stress, também em comportamentos depressivos.

  • Relaxante: Indica-se para melhorar a insónia, sobretudo quando existe uma grande dificuldade para se relaxar na fase de conciliação do sono. Embora poucas pessoas conheçam este dado, a valeriana atua como relaxante muscular, diminuindo a dor e os espasmos.

O que é matatabi?

De acordo com o blog Chirs Cat Sitter o nome da planta é Actinidia polygama, ela é uma espécie de kiwi da família Actinidiaceae. Ela cresce nas áreas montanhosas do Japão e da China em altitudes entre 500 e 1900 m. A videira pode atingir até 5-6 m de altura na maturidade.

O matatabi geralmente se encontra em sticks para roer. Os seus benefícios são:

  • 100 % natural

  • com aroma que incentiva o gato a brincar

  • favorece a higiene dentária

BÓNUS CONTEÚDO

O que é erva do gato?

A erva para gatos ou erva do gato, segundo Sara Silva autora do artigo quais são as ervas dos gatos “para algumas pessoas pode ser estranho o fato de os gatos de vez em quando sentirem necessidade de comer algumas ervas, mas a verdade é que este é um hábito saudável para eles, pois ajuda-os a digerir melhor os alimentos, a livrarem-se de bolas de pelo que os estejam incomodando e, no fundo, a regularizar o seu trato intestinal”.

Assine a nossa newsletter