Mitos e Fatos sobre o catnip: erva do gato e benefícios para os gatos

Atualizado: Abr 30


O catnip é uma planta que apesar de fazer muito bem aos gatos, ainda suscita dúvidas e questões sobre o que é realmente? Recentemente a marca Catnip CatUp esteve na Feira Animal 2017 na FIL no stand do Hospital do Gato e foi impressionante a quantidade de pessoas que desconheciam catnip ou erva dos gatos e seus benefícios para os gatos.

Além de não conhecerem o catnip, há muitas opiniões, preconceitos e mitos sobre catnip e esperamos dar-lhe informações suficientes para tomar uma decisão informada sobre catnip.

O que é Catnip?

Catnip é o nome comum para nepeta cataria, uma erva aromática na família da hortelã. Catnip contém um composto químico chamado nepetalactona, que é muito atraente para gatos e outros felinos, incluindo tigres e leões.

Curiosidades sobre o catnip

Os gatos podem comer as folhas frescas, mas é mais comummente usado na forma seca.

Os seres humanos têm usado catnip como um chá de ervas por muitos séculos. É dito ser benéfico para problemas de estômago e também para tratar cólicas em crianças.

O que Catnip faz?

Quando os gatos inalam o aroma do catnip, absorvem nepetalactona através dos tecidos dentro de seus narizes. O efeito é completamente inofensivo e as reações podem variar. A maioria dos gatos vai encontrar a sensação muito agradável. Aqui estão algumas coisas que você pode ver:

1. Fricção bochechas contra o catnip, às vezes lambendo e babar – em relação a babar não faz mal algum ter este tipo de reação;

2. Maior vocalização;

3. Rebolar no chão.

Mitos e fatos sobre catnip


Mito 1 – Catnip faz mal aos gatos?

Catnip é seguro, é agradável para muitos gatos, é prontamente disponível em muitas formas diferentes e não deve hesitar em experimentá-lo para o seu gatinho.

Não deve hesitar em dar catnip a qualquer gato e ver o que a sua reação. É inofensivo, não-viciante e potencialmente muito agradável, tanto para o gato e para o seu dono que assiste.

Mito 2 – Catnip é uma droga?

Catnip é completamente seguro para o seu gato. Não é viciante e não causa efeitos duradouros.

Mito 3 – Catnip não é bom para um gato muito ativo “ele não precisa”

O catnip é muito útil, pois esta planta poderá ter dois efeitos, parece incrível, mas é possível, por exemplo para gatos adultos pouco ativos ou seniores dando catnip vai levá-los a movimentar-se. Também há gatos que são extremamente ativos que com catnip acalmam-se. Até a casos em que o catnip ajudou o gato a recuperar a mobilidade após uma lesão ou cirurgia.

Portanto, foque-se nos benefícios. Confira como poderá usar a erva gateira:

  1. Confira se os brinquedos e também arranhadores têm catnip. No caso dos brinquedos eles adoram, além disso os arranhadores com catnip são extremamente útil, em vez de arranhar seu sofá terão atenção no arranhador através do catnip;

  2. Use-o também diretamente em pó e dê preferência para o catnip orgânico a nossa marca é totalmente livre de pesticidas e tem uma excelente cor e aroma. Poderá polvilhar em diversos locais: mantinhas, brinquedos, arranhadores, transportadora e até mesmo no prato de comida na borda para atraí-lo, caso seu gatinho esteja a ter problemas em comer;

  3. Catnip fresco também é uma opção, mas cultivar em casa não é uma opção que recomendo, porque primeiro corre o risco de os gatos destruírem…eles gostam tanto que lá vão arrancar a folha, derrubar e rebolar em cima da planta…além disso esta planta adora ter espaço, muito espaço para se espalhar…digo por experiência própria ;-)

Todos os gatos gostam do Catnip?

Não, cerca de 15% a 20% dos gatos não gostam catnip. É uma característica herdada. Muitos dos gatos que não apreciam o catnip.

Alguns gatos que não gostam de catnip podem desfrutar, por exemplos da Valeriana alternativa facilmente disponível.

Fonte: Gatos Cat Boutique

#mitossobrecatnip

Assine a nossa newsletter