Porquê não se deve borrifar água no gato quando ele arranha o sofá (catnip poderá ser uma solução)

Atualizado: Abr 30


Ninguém gosta que o gato arranhe o sofá, especialmente aquele que acabou de comprar. Normalmente queremos resolver o assunto, certo? O que fazemos? Pesquisamos e encontramos imensos sites, em muitos indicam que borrifar água no gato é uma excelente opção. Mas, não! Infelizmente isto não é uma forma de “educar” o gato.


Primeiramente, vamos compreender o motivo dos gatos arranharem? Arranhar é um gesto natural e “até desejável” para os gatos (Hospital do Gato Edição Especial Tudo sobre Gatos - Revista Cães e Companhia, 2015). Sim, eles precisam arranhar pelos seguintes motivos:

O que fazer para que o gato deixe de arranhar o sofá? De acordo com o departamento de Comportamento Felino do Hospital do Gato via post publicado no Facebook (23/11/16) “se o seu gato apresenta comportamentos indesejáveis, não o “castigue” com o borrifador de água! Na realidade, poderá agravar o problema existente ou favorecer o surgimento de novos problemas comportamentais, uma vez que o gato pode criar associações negativas entre o momento em que foi borrifado e a pessoa em questão, dando origem a reações de agressividade por medo".

Entenda melhor o motivo, segundo a mesma fonte "quando um gato se sente ameaçado, encurralado ou surpreendido, vai bufar. Desta forma produz um som explosivo, provocado pela passagem do ar através dos dentes ao abrir a boca. O som que um spray produz é muito semelhante, o que naturalmente faz com que o gato se sinta ameaçado. Os gatos possuem também pêlos sensíveis na sua superfície corporal, que funcionam como receptores tácteis. Uma borrifadela irá detonar estes receptores de forma repentina e violenta, e o gato pode não compreender a sensação resultante, que será sempre desagradável. Alguns sprays têm ainda compostos químicos na sua composição cujo cheiro pode revelar-se demasiado forte para o olfacto sensível do seu gato".

Assim, retornando ao ponto de partida o que fazer se o seu gato continua a arranhar seu sofá?

  • Primeiro não borrife água;

  • Enriqueça o ambiente do seu gato com arranhadores e coloque especialmente em locais que ele costuma descansar ou arranhar. E se ele não quiser saber absolutamente nada do arranhador? Uma dica muito útil é usar catnip (erva do gato/Nepeta cataria) desidratado de excelente qualidade, neste caso o Catnip CatUP é único que é orgânico e produzido em Portugal. O que faz o catnip? Esta erva da família da hortelã ajuda a atrair o gato. Devido ao odor do catnip (erva-dos-gatos) liberta uma substância chamada nepetalactona que aproximadamente 80% dos gatos reagem, ajudando-os a se sentirem com maior bem-estar. Confira os benefícios dos brinquedos para gatos com catnip (erva gateira).

  • Outra forma de evitar que seu gato arranhe o sofá é ter “sempre à disposição arranhadores verticais e horizontais, em cartão e em corda. Se este comportamento lhe parecer excessivo e de forma compulsiva pode ser sinal de stress e deve ser referido ao seu médico veterinário". Por fim, uma dica extremamente útil “se quer salvar (…) um sofá (…) use fita dupla adesiva, mas sempre com arranhadores alternativos" (Enf. Mónica Santos, Hospital do Gato – Edição Especial Tudo sobre Gatos - Revista Cães e Companhia, 2015).

Este artigo é meramente informativo, não receitamos nenhum tratamento veterinário, como também nenhum tipo de diagnóstico. Qualquer questão recomendo vivamente o Hospital do Gato estão abertos 24h/dia (todos os dias, inclusive fins de semana e feriados) dispõe de um serviço vocacionado para comportamento felino.

Guia Prático sobre catnip (e-book grátis)


Assine a nossa newsletter