Qual diferença entre erva para gatos e catnip (erva-dos-gatos)?

Atualizado: Mai 6


Nós donos de gatos sabemos a diferença…é simples. Será?

Sabemos que em relação aos nossos gatos muitas plantas podem ser venenosas e outras podem ser benéficas.

duas plantas que gostaria de chamar a atenção e que pela sua simplicidade podem facilmente ser confundidas. A primeira é a erva para gatos ou erva do gato, segundo Sara Silva autora do artigo quais são as ervas dos gatos “para algumas pessoas pode ser estranho o fato de os gatos de vez em quando sentirem necessidade de comer algumas ervas, mas a verdade é que este é um hábito saudável para eles, pois ajuda-os a digerir melhor os alimentos, a livrarem-se de bolas de pelo que os estejam incomodando e, no fundo, a regularizar o seu trato intestinal”.

Assim a erva do gato poderá plantar facilmente num vasinho e ter a disposição do seu gato é uma forma de purgante natural. Mas tenha em atenção quais são as sementes a plantar:

  • alpiste, inclusive neste mesmo artigo da Sara Silva demostra como se planta

  • trigo

  • centeio

  • aveia

Em relação ao catnip este poderá ter vários nomes, sendo um dos motivos que causam alguma confusão, pois o seu nome científico é Nepeta Cataria, mas poderá ser chamado de erva dos gatos, erva-dos-gatos, catária, gataria, erva gateira, nêveda-dos-gatos e urtiga-morta e também em inglês catnip, catmint e catswort.

Diferente da erva do gato, o catnip é uma planta sensorial que liberta um composto orgânico chamado nepetalactona. Para os mais curiosos o catnip foi descodificado em 1941 com a publicação de diversos cientistas Samuel M. McElvain, R. D. Bright and P. R. Johnson (1941). «The Constituents of the Volatile Oil of Catnip. I. Nepetalic Acid, Nepetalactone and Related Compounds ».

A erva gateira (catnip) é usada nos melhores consultórios de medicina felina, um dele é o Hospital do Gato que usa para o bem-estar dos gatos, mesmo que o catnip tenha um efeito temporário e que nem todos os gatos gostem é uma excelente ferramenta para acalmar os gatos. Também é usado em diversos brinquedos para que os gatos, especialmente aqueles que vivem em ambientes mais fechados possam enriquecer seu ambiente para um maior bem-estar físico e cognitivo.

Esperamos ter esclarecido a diferença. Lembramos que este artigo é meramente informativo. Qualquer alteração no seu gato, leve ao veterinário o quanto antes. Recomendamos o Hospital do Gato que funciona 24 horas, todos os dias ;-)


Assine a nossa newsletter