Já pensou em qual local se deve colocar o arranhador do seu gato?

Atualizado: Abr 30

5 dicas simples, mas que nunca imaginou. Como fazer a vida do seu gato mais feliz.


O seu gato "maroto" já arranhou hoje?

Um dos aspectos que nunca imaginamos é a localização do arranhador. Repare quando o seu gato acorda ele arranha? O arranhador deverá ficar de preferência próximo do lugar de descanso ou até mesmo ser uma versão 2 em 1, arranhador e cama. Para mais informações conheça as 4 dicas de ouro para salvar o seu sofá do arranhão dos gatos.


A liteira do gato ou caixa de areia

Basta uma caixa para o seu gato, certo? Não, segundo os especialistas em medicina felina e após uma avaliação de cada caso. O ideal será ter duas caixas de areia de preferência ampla, aberta e com areia aglomerante (não recomendam a areia sílica, pois poderá conter químicos prejudiciais para o seu gato).

Recomendo duas areia uma da marca Continente com um preço muito acessível. E outra marca excelente é Always que é uma areia aglomerante que segundo o site do Continente garante um “ambiente da sua casa limpo e sem cheiros! (...) é fácil de limpar, absorve totalmente os maus odores e custa menos do que imagina. Tem um ligeiro aroma a talco e é 100% natural”.


E onde deverá colocar a caixa de areia? É complicado quando temos pouco espaço e ainda mais ter duas caixas de areia. Por isso, se possível coloque a caixa afastada do local de refeição. É importante separar os espaços de descanso, alimentação e evacuação. Respeitar e delimitar os diferentes espaços para os gatos dá-lhes maior conforto e sensação de controlo, aspecto essencial no bom ambiente para os mesmos.

A taça de comida fica perto da taça de água?

Geralmente para facilitar colocamos tudo no mesmo lugar, certo?! Não para os gatos. O ideal é separar a água da alimentação. Já reparou que os felinos na vida selvagem não tem a água e comida no mesmo lugar? Então não facilite a vida do seu gato (no bom sentido), coloque a taça de água em diferentes locais e a alimentação também. Faça que eles procurem e encontrem tesouros.


Outra e última questão. Comida húmida é só um mimo?

Não é apenas um mimo. Não dê apenas comida seca para o seu gato! A comida húmida é essencial no dia a dia do seu gato, ajuda na hidratação e no funcionamento renal e urinário. Se oferecer comida húmida para o seu gato (Hospital do Gato vende excelente comida húmida), verá que irá poupar imensa dores de cabeça, pois, doenças urinários e renais é muito comum nos gatos sendo extremamente dolorosas.

Ainda não é o fim…

Se tem uma gatinha ou pensa em adoptar, pensa na sua esterilização o quanto antes. As gatas quando esterilizadas têm reduzida a probabilidade de tumores mamário, doença bastante debilitante. Por isso, não significa que a sua gata mesmo que viva num apartamento sem acesso a outros gatos não precisa, pense que a esterilização ajuda a ter mais anos felizes juntos.

Assine a nossa newsletter